Daniele Moreira Alves

Intensa. Indomável. Indelével. Ah, e Dani para os íntimos!

domingo, 30 de agosto de 2009

Festival da Cultura Japonesa

Acontece neste final de semana (ontem, sábado, 29.08, e hoje, domingo, 30.08) na Av. Paralela no estacionamento da FTC (vou abrir um parêntese para aproveitar e falar sobre a falta de espaços para eventos em nossa cidade, que tanto cresce e tanto briga para firmar-se no cenário nacional nos campos da realização e da recepção de eventos, mas a esta altura a nossa estrutura física receptiva ainda não acompanha o desejado desenvolvimento, lamentável!). Bem, voltemos:

A milenar cultura do país do sol nascente pôde ser apreciada através da divisão de espaços, conforme segue: Exposições e Oficinas, Colônias, Artístico e Cultural, Gourmet e de Esportes.

Bem organizado, e contando com o apoio da Prefeitura da Cidade e do Governo do Estado, o Festival em sua XVIII edição tem mostrado mais força a cada ano. Com ingressos a R$ 5,00, é um programa barato e interessante. Traz desde o carro-chefe que é a culinária (e diga-se com uma grande variedade), tem o ponto alto que são as apresentações de animes, de danças típicas e das artes marciais, passeia por peças do vestuário e por itens de alta tecnologia, e ainda o amor pela natureza expressado através do cultivo de bonsais e orquídeas, além da arte da ikebana. Não posso deixar de citar as barracas de mangás e games, onde concentravam-se a maioria dos jovens (que por sinal era o grande público do Festival) e de falar dos shows quando podíamos além de curtir a música e apreciar as coreografias e cenários do palco, ouvir a língua (apesar de não entender, eheheh...).

Para dar o Festival com "visto" não pode-se deixar de ir às tendas que falam sobre a cultura e contam histórias, receber e ler os muitos folders que são distribuídos, comprar pelo menos uma orquídea (adoro, tão linda!), fazer um origami (a incrível técnica de transformar uma folha de papel em arte através de dobraduras), experimentar um quimono, assistir as apresentações, participar de uma oficina, ir ao stand de pipas (arte notável), anotar os telefones de produtores de vegetais (olha a vida saudável, hein?!), refletir sobre a filosofia de vida japonesa e comer um temaki (tão gostoso e tão em moda aqui em SSA).

Um programa diferente e rico para toda a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário