Daniele Moreira Alves

Intensa. Indomável. Indelével. Ah, e Dani para os íntimos!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pérolas Negras, um colar inteiro delas...


De repente me deu vontade de falar sobre beleza. Que é um conceito tão relativo...


Para um sábio e pequeno príncipe, "a beleza está nos olhos de quem vê", e ele completa que "só se vê bem com os olhos do coração." Poesia à parte, concordando ou não, podemos ir além.


Estudiosos defendem que a beleza é uma experiência, um processo cognitivo ou mental, ou ainda, espiritual, relacionada à percepção de elementos que agradam de forma singular aquele que a experimenta. Suas formas são inúmeras, e a ciência ainda tenta dar uma explicação para o processo. Quando nos referimos à beleza humana, entram em jogo inúmeros fatores que normalmente não se aplicam a objetos ou eventos. A beleza é um conceito social, e freqüentemente é resultado da intersecção de diversos fatores biológicos, sociais, climáticos, ambientais e históricos. Outro critério importante para a beleza humana é a simetria. Pesquisas recentes demonstram que rostos simétricos tendem a ser considerados mais belos que os assimétricos. Além disso, mescla-se ao conceito de beleza corporal humana à sexualidade, quando a referência é o corpo físico (e não a beleza interior); nesse caso, a presença de caracteres sexuais secundários mais marcantes elevam o nível de beleza da pessoa que os possui.

E me deu vontade de falar, especificamente, sobre a beleza negra.



Sem nenhum cunho político, sem levantar nenhuma bandeira social, apenas valorizando uma das raças que compõem a diversidade da nossa etnia mundial, hoje escolhi falar da beleza negra que, e não por acaso, é a minha _ orgulhosamente.

Ser negra é muito mais do que possuir traços marcantes e sangue forte. Ser negra é muito mais que possuir a cor do pecado, o corpo curvilíneo e ter a sensualidade à flor da pele. Ser negra é deixar fluir a singularidade de cada detalhe individual destacando, ainda assim, a pluralidade racial.

Para ilustrar o que digo, selecionei as 15 atrizes negras brasileiras mais bonitas, na minha opinião. Poderia incluir outras tantas mulheres comuns, igualmente lindas, mas o apelo não seria o mesmo, então segue, por ordem alfabética, o desfile de beldades:


ADRIANA ALVES




ADRIANA BOMBOM




APARECIDA PETROWKY




CAMILA PITANGA




CRIS VIANNA




ILDI SILVA




ISABEL FILARDIS




JULIANA ALVES




LEILAH MORENO




NEGRA LI




LUCY RAMOS




RACHEL VILLAR




SHERON MENEZES




TAÍS ARAÚJO




THALMA DE FREITAS





Mulheres lindas, negras, de todo tipo e para todo gosto: De pele mais escura à mais clara, passando pelo famoso tom marrom intermediário da pigmentação; De típicos cabelos-afro (trançado, black power, crespo) às versões de cascatas de cachos domados, até o liso (e loiro!); De expressivos olhos pretos e redondos ou estreitos, aos verdes de formato amendoado até os lânguidos castanhos; De beleza clássica, singela, selvagem, madura, exótica, exuberante, de beleza pura. Mulheres lindas, negras, de todo tipo e para todo gosto!

Este post é uma homenagem à beleza, simples assim, mas tenho que registrar algo antes de terminar: Acho tão interessante quando ouço "Oh, ela é uma negra tão bonita...!", tem um quê de surpresa nesta afirmação e me pergunto o porquê?! Não ouço esta expressão quando se trata de outra etnia, o que ouço é "Oh, ela é uma mulher tão bonita!" ...Não quero enveredar-me por nenhuma 'teoria da conspiração' mas, que tal vocês (quem faz e quem recebe) pensarem a respeito desse "elogio"?

3 comentários:

  1. Lindo... Excelente homenagem e reflexão ;)

    ResponderExcluir
  2. Dani, refleti muito sobre frases com aspas, por exemplo, - Mas vc é moreninha!. Ops, sendo negra não seria sua "amiga"?!... rs. Um beijo e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir