Daniele Moreira Alves

Intensa. Indomável. Indelével. Ah, e Dani para os íntimos!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Acidez

Eu aprendi que existem coisas que não precisamos dizer; mesmo que nos incomode, nós podemos, e às vezes até devemos, não dizer. Já outras temos a obrigação de falar mas, ainda assim, quando sobre outra pessoa, deve ser feito com parcimônia e moderação.

Existem momentos em que estamos com a negatividade altíssima, mesmo sendo a pessoa mais alto-astral do mundo (e falo com propriedade de causa, ahahah...) passa-se por esse período, e devemos ter cuidado com nossas colocações, tão enfáticas e críticas nessa fase.

Se algo ou alguém precisa passar pelo seu crivo, antes respire fundo e conte até dez. Mesmo que todos os pontos fracos estejam destacados, procure também o lado positivo (sempre há, por menor que seja, mas sempre há). Não estou aqui fazendo uma ode à hipocrisia e pedindo que fechem os olhos para a verdade quando ela for feia, só estou pedindo que vejam também o lado bonito da pessoa ou da situação e analisem sob as duas óticas.

Eu, por exemplo, sou extremamente crítica e tenho uma lupa que amplia minha precisão milimétrica para falhas, rs..., mas sou consciente de que ninguém é ou está sempre certo e volto-a para mim de vez em quando fazendo a auto-análise, nada melhor. Me analiso, me avalio, é excelente, e só depois censuro e só o faço se for realmente necessário.

Existe um ditado assim “tudo pode ser dito a qualquer pessoa, só depende de como fazê-lo”, já fiz disso um lema, hoje estou mais ponderada e prefiro calar determinadas vezes. Não sou a palmatória do mundo e não tenho a menor pretensão de conserta-lo, mas não privo as pessoas que me cercam de palavras fundamentais para sua melhora e seu crescimento, sejam elas duras quando e se preciso for. Mas o meu foco não se limita apenas aos erros e às falhas, entende?! Até mesmo porque é muito ruim ficar apontando para as pessoas... Sabe aquele dedo indicador que quando esticado faz com que toda a atmosfera ao seu redor se modifique negativamente? Não o uso!

A dica é: Quando estiver nesse período nublado, cinza, embaçado, e seu tino para a perspicácia estiver comprometido, assim como a visão geral das coisas; evite tomar decisões para evitar conflitos e, quiçá, problemas irreversíveis. Inspire, traga os ombros até a altura das orelhas e largue-os vigorosamente, deixando ir com eles toda a aspereza desse momento. Volte a si e só depois fale, e só fale se for realmente devido e necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário