Daniele Moreira Alves

Intensa. Indomável. Indelével. Ah, e Dani para os íntimos!

domingo, 12 de setembro de 2010

Setembro, meu mês de mulherzinha I - Maquiagem



Enlouqueci e comprei muitos, muitos, muitos itens de maquiagem para repor e completar as minhas necessáires de makes, a básica e a completona. E comprei de tudo mesmo, desde lançamento de marcas caras e famosas àqueles tradicionais pedidos feitos em revistas que fazem brilhar nossos olhinhos quando os recebemos, rsrsrs...

O engraçado é que apesar de gostar de ter vários produtos a disposição para quando eu quiser e precisar usá-los, eu raramente o faço. Maquiagem no dia-a-dia, então, nem pensar, rs... Não que eu não goste, acho muito bacana, mas prefiro a cara limpa, rosto lavado mesmo, então fico só com o meu mega-tera-master-plus protetor solar facial diário.

Sou vaidosa, sim! Mas não sou escrava da cara pintada e sou muito feliz com o meu rostinho clean, eheheh... Em minha necessárie "kit básico de sobrevivência" (sempre a mão) tem a minha inseparável "arma anti-brilho", o estojinho com lencinhos de papel absorvente (tipo blotting papers), eles são ó-t-i-m-o-s para tirar a oleosidade. Tem também o meu querido gloss e dois batons, escolhidos como os do momento _um nude rosáceo e um vermelho maltado, que se alternam a depender do look. Além do "trio amigos do olhar" pois se acordo no "dia da piscadela", saio de casa com as sobrancelhas delineadas por lápis marrom (bem apontado e aplicado com riscos milimétricos, em mim funciona que é uma beleza!) ou pelo maravilhoso "duo perfect para sobrancelhas" e, no máximo, rímel incolor sobre as sobrancelhas (pentear e definir) e sobre os cílios para dar um up!(discreto, porém modela e dá textura).

Mas... Eventualmente, quando quero dar uma incrementada no visual dialy ou quando vou à festas e eventos que requerem uma produção mais elaborada, é que lanço mão de todo o meu arsenal, rsrsrs... Daí, dependendo da necessidade e/ou da intenção, faço minhas composições.

Vamos por partes:

>> O começo: Incorpore à essa etapa crucial da pré-maquiagem o primer ou fluido matificante em todo o seu rosto (vedetes e fabulosos eles diminuem a percepção das linhas de expressão superficiais e dos poros dilatados, absorvem a oleosidade e dão um efeito mate e aveludado à pele instantaneamente, ou seja, bye-bye brilho excessivo, além de ajudar na fixação da base; são demais mesmo!), certamente você ficará satisfeitíssima;

>> O trio de ouro: Iniciando com o corretivo (só onde, e se, precisar), passando pela base (bem espalhada, please!), e chegando ao pó compacto (foco especial na zona T - testa, nariz e queixo). Alerta: Estes itens precisam estar em consonância entre eles e de acordo com o tom da sua pele!
Eu não gosto de base líquida e não sou muito fã da base em pó, gosto mesmo da base em creme, e adoro os multifuncionais (três-em-um também em creme): base, corretivo e pó em um só produto (são o máximo, além da praticidade, garatem uma ótima cobertura e acabamento aveludado);

>> Hora do blush: Imprescindível, dá aquele toque saudável às maçãs do rosto. Mas cuidado com ele, uma pincelada a mais te levará à derrocada, rsrsrs... Existem várias opções: líquido (novidade), mousse, creme, mas eu prefiro o em pó, compacto e com partículas ultrafinas, que conferem um acabamento mais natural, é tradicional e eficiente. Detalhe importante no quesito bochecha é saber como aplicar o blush de acordo com o formato do seu rosto (quadrado, redondo, coração, longo ou oval), faz toda a diferença;

>> Iluminada: Adoro o pó iluminador, distribuído de maneira leve e uniforme por todo o rosto. Além de iluminar, nos dá um ar sofisticado;

>> Destaque: O ponto para o qual mais chamo atenção no meu make-up são os olhos, a-d-o-r-o! Como os meus são grandes e expressivos, não precisam de muita coisa para que sejam realçados. Além das sobrancelhas (trabalhadas com glamour passo-a-passo como já descrevi acima, adoro sobrancelhas bonitas!), um bom rímel para mim já faz a diferença, e que diferença! Só que façamos aqui o serviço completo:
> Sobrancelhas: Elas têm papel fundamental no destaque do olhar, então escolher os produtos específicos ou recorrer à henna ou à tatuagem definitiva podem ser a glória ou o fim de cada uma de nós. O que fazer para emoldurar nossos olhos é algo extremamente delicado e decisivo, cuidado! (Existem profissionais especializadas, "designers de sobrancelhas", que podem ajudá-las e resolver a questão, elas fazem verdadeiras artes e mudam mesmo o visual);
> Sobre o rímel (ou máscara para cílios): Como existem inúmeras opções (dar volume, curvar, alongar, definir), e como não tenho queixa dos meus cílios quanto ao tamanho, volume e curvatura, deixo a minha drag queen interior escolher o que ela quer para o momento, rsrsrs..., e tem que ficar fantástico porque adoro cílios e é um dos pontos que mais reparo na maquiagem;
> As sombras também desempenham papel muito importante. Existe um fixador de sombras que é interessante, ele prolonga a duração, é em creme, incolor e deve ser passado antes da aplicação da cor (ou cores) escolhida(s). Sobre as cores das sombras, gosto das bem pigmentadas, que não perdem a intensidade quando aplicadas, que não decepcionam, rs... Quando nos referimos à cobertura das pálpebras as opções são praticamente ilimitadas (creme, mousse, pó e compactas _estas últimas são as minhas favoritas, textura fina, toque sedoso, efeito acetinado, não empelotam, não borram e a aplicação é muito simples), então mergulho na paleta de cores e deixo a criatividade dominar a cena, meu lado clássico geralmente fala mais alto imperando os tons de marrom, bege e dourado, no entanto, ultimamente, ando enamorada pelas variações do rosa (malva, magenta, lilás) e encantada com o verde pistache. E eu quase sempre apelo para o canto externo esfumado, que fica lindo e chique! Enfim, o toque do olhar se charmoso, se fatal, se de diva, se fechativo, vai do acabamento;
> Ponto de luz: Um iluminador no canto interno do olho ou na parte final e inferior da sobrancelha dá glamour. Existem produtos específicos, mas pode-se conseguir o efeito uma sombra cintilante no tom pérola ;
> E, claro, para fechar com chave de ouro, não esqueçamos o delineador (em mim, só gosto do preto, mas existem opções coloridas bem bonitas), aquela linda risca feita com precisão cirúrgica, que define e traduz nossas intenções, eheheh...;

>> Lábios: Ah, os lábios. Se a boca pintada (um dos belos símbolos da feminilidade) vai ser chamativa, definida ou discreta, é com você e suas escolhas: cor (milhaaares de opções), textura e efeito (cremoso, opaco, gloss, pumpling - volume). Mas o ideal é que a boca tenha um aspecto de bem cuidada e hidratada, então invista em bons batons com filtro solar e propriedades emolientes (vitaminas e colágeno) para que tenha lábios saudáveis, protegidos e macios. A fixação também é algo a ser considerado para não ter que retocá-lo muitas vezes. Os amigos do batom _o lápis contorno - pré e o gloss - pós_ podem acompanhá-lo ou deixá-lo reinar sozinho, lembrando que efeitos como aumentar, reduzir, disfarçar e realçar poderão ser alcançados com o auxílio deles;

>>> E os pincéis? Todo artista os usa muito bem, rs..., então, aprenda a manuseá-los e crie a sua maquiagem/pintura obra de arte. Os pincéis fazem a diferença na aplicação dos produtos e têm modelos e formatos específicos para todas as etapas (base, pó, blush, sombra, lábios, etc...).

Falei muito em make com efeito matificante, né?! É que minha pele é oleosa e eu detesto brilho excessivo. Então se eu posso usar a maquiagem contra a oleosidade, é claro que o farei e deixo como dica para você, mesmo porque o excesso de brilho distorce as proporções da face, devido ao efeito ótico, e isso ninguém quer, não é mesmo?

Outra dica importante: Se deseja uma maquiagem suave, opte pela linha mineral (febre do momento tem em todas as boas marcas) que tem uma fórmula mais leve e permite um acabamento muito natural.

Agora que já save tuuudo, vamos nos divertir: Pegue sua necessáire, escolha seus produtos favoritos, suas matizes e nuances preferidos e mãos à obra, rumo à make-up perfeita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário