Daniele Moreira Alves

Intensa. Indomável. Indelével. Ah, e Dani para os íntimos!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Parabéns, Vitória da Conquista!!!




09 de novembro, aniversário da minha atual cidade. E aqui estou para prestar uma homenagem à Jóia do Sertão Baiano.

A celebração do aniversário se estende por todo mês de novembro, com uma programação repleta de ações como apresentações culturais, celebrações religiosas, feiras, atividades esportivas, atividades de lazer e entrega de obras e serviços para a comunidade, beneficiando moradores das zonas rural e urbana.

São 171 anos de emancipação política de uma cidade que está em franco desenvolvimento e onde tenho me sentido feliz em morar, e vou dizer porque:

- É a terceira maior cidade da Bahia, mais de 300 mil habitantes;

- Possui um dos PIBs que mais crescem no estado e é a capital do sudoeste baiano, sendo também referência nos campos de comércio, educação e saúde para toda a região e para o norte de Minas Gerais;

- Maior produtora de café nacional e tipo exportação das regiões Norte e Nordeste do país;

- Setor industrial em notória expansão;

- Comércio forte, variado e dinâmico;

- Destaque absoluto para o setor de decoração de ambientes. São várias lojas que oferecem produtos diferenciados, exclusivos, bonitos e requintados;

- Médicos qualificados e muitas clínicas e hospitais especializados e bem estruturados;

- Educação é um dos principais destaques da cidade. Oferece ótimas escolas (algumas com redes nacionais e tradicionais como o Colégio Sacramentinas ou modernas e da moda como o Colégio Oficina), duas universidades públicas (UFBA e UESB), três faculdades particulares, e é ainda um dos campus do IFBA;

- Clima tropical de altitude por causa da elevação da cidade (1.000 m acima do mar), o que torna a maioria dos dias amenos e agradabilíssimos (e eu que sou super calorenta, adoro frio e detesto calor, estou curtindo muito esse ar-condicionado naturalmente instalado, rs...). Registra-se no inverno temperatura mínima de 5º;

- Tem o Festival de Inverno Bahia, que é um evento muito aguardado no mês de agosto por todos da cidade e da região, muito bem organizado, ótima infra-estrutura e atrações musicais de peso no cenário nacional;

- As pessoas são educadas e receptivas, o convívio é muito civilizado e tranquilo;

- É a terra dos biscoitos finos, huuum...;

- Aqui veste-se muito bem, em especial no inverno quando as produções são bastante caprichadas. As vitrines e coleções acompanham as principais tendências da moda. Muitas lojas multimarcas, mas também boas lojas e marcas locais;

- Quanto ao trânsito, prós e contras: O bom = Várias vias te levam ao seu destino; as pessoas dirigem com calma (até demais para o meu gosto, rs... Acho que saem de suas casas com 02 horas de antecedência dos compromissos e sem nenhuma pressa; tenho que aprender a desacelerar com os conquistenses, a única pessoa que corre em VCA sou eu, ahahah...); os motoristas respeitam a preferência nas rótulas e param para os transeuntes que aguardam na faixa de pedestres;o trânsito é relativamente livre, otimizando meu tempo e tornando tudo ainda "mais perto" (04 minutos da minha casa para a escola de minha filha e 08 minutos da minha casa para o meu trabalho). O ruim = As ruas só têm duas faixas; e o pior é que os motoristas, todos eles, dirigem utilizando as duas faixas ao mesmo tempo, é impressionante como usam a linha contínua como uma guia para ficar "certinho, bem no meio", eheheh... e isso me irrita; são muitos cruzamentos, então temos que ter atenção em dobro porque às vezes surgem os "espertinhos"; mas que não é nada se comparado ao caos das grandes cidades;

- Baixíssimo índice de criminalidade, o que gera menos stress e tensão, nos dá mais paz e tranquilidade.

Vamos lá, a cidade e eu, rumo a mais vitórias e conquistas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário