Daniele Moreira Alves

Intensa. Indomável. Indelével. Ah, e Dani para os íntimos!

domingo, 20 de novembro de 2011

20/11, dia de refletir e agir.

...Dia da Consciência Negra!

E não é feriado na Bahia (o estado mais negro do Brasil)... Alguém acredita?
E o movimento, onde ainda acontece algum movimento, não tem destaque nem nas mídias, nem para a sociedade brasileira (no país mais negro fora do continente africano)... Alguém acredita?

Penso o que exatamente deveríamos comemorar e por qual causa ainda deveríamos lutar neste dia, vejamos...
... A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares (grande líder negro, guerreiro e estrategista militar do tempo da escravatura, que merece todo reconhecimento e toda homenagem), a data também procura lembrar a resistência do negro à escravidão desde aquela época, assim como a sua inserção na sociedade em dias atuais.
... O que conseguimos até hoje? Além da abolição da escravatura, a população negra vem exigindo muito mais, em especial o fim do preconceito racial. Muito se fala mas, o que se tem feito para mudar os rumos da história?

Além de Zumbi, que é o nosso representante nacional contra este entrave mundial (e aqui registro sua célebre frase "É chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial!"), lembremos de Nelson Mandela (grande homem, prêmio Nobel da Paz, ex-líder rebelde, ex-presidente da África do Sul, e principal representante do 'Movimento Antiapartheid' como ativista e transformador da história africana, que conseguiu transpôr as barreiras e abranger o mundo com a sua difícil luta através de métodos pacíficos), de Martin Luther King (que tornou-se o mais importantes líder do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo, outro grande homem e também Nobel da Paz), lembremos dos grandes movimentos populares como os que surgiram nos Estados Unidos anos 60 e deixaram marcas profundas na história daquele país e romperam as fronteiras expandindo-se para o mundo, lembremos do "Black Power que, mais do que o nome de um movimento político, era um termo que expressava o desejo do povo negro de ter o poder dos seus direitos como cidadãos americanos. O slogan que nasceu deste movimento, 'Black is Beautiful', mostra claramente o novo despertar de orgulho da sua origem e da sua raça.", e hoje tem o seu lema ecoado em várias línguas tal qual o bom e claro português; 'Negro é lindo!"

Contudo, lamento pois ainda vejo muito preconceito e, pior, o auto-preconceito (o próprio negro inferiorizando-se perante a sociedade). As cotas, por exemplo: Eu não sou a favor, nem para o negro, nem para ninguém. Acho uma forma de segregar, de destacar a diferença do outro quando o pedido é por igualdade de todos, enxergo como um paradoxo: Se preciso que algumas vagas sejam destinadas para que eu possa concorrer apenas com uma 'minoria com eu', é porque não sou capaz de concorrer como e com os demais... E isso, definitivamente, não é justo e nem bom.

Devemos, sim, refletir sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e da sociedade brasileira, isso é fundamental para entendermos as raízes e mudarmos as mentalidades tacanhas da segregação, mas o principal é a conscientização de uma forma geral para que os direitos de todos e de qualquer não sejam cerceados e nem desrespeitados.

É preciso, sim, batalhar, mas por condições iguais, a eqüidade tem que ser plena, seja de raça, de gênero, de sexualidade... Entender, respeitar e viver a diferença, para que possamos, por fim e enfim, comemorar a igualdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário