Daniele Moreira Alves

Intensa. Indomável. Indelével. Ah, e Dani para os íntimos!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O câncer de Lula


Nunca estamos preparados para notícias impactantes... As que envolvem a saúde de pessoas conhecidas, então... E quando determinada pessoa nos inspira um ar de fortaleza é ainda maior o nosso choque.
Saber que Lula, o meu ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, está com câncer me remeteu a uma série de reflexões... Família, saúde, morte, vida e, em especial, a fragilidade do ser humano.
Muitas manifestações já surgiram de carinho e de apoio a esse grande homem que tem o dom de comover multidões diante de seus ideais políticos, multidões essas que agora voltam os seus olhares e atenções para ele por uma questão pessoal, emocional e delicada. E eu também quero registrar o meu desejo e votos para que ele consiga vencer rapidamente esta que, certamente, é a sua maior batalha.



Ele anunciou a doença, recolheu-se para o início do penoso tratamento e hoje apareceu numa foto que mostra a sua realidade como a de tantos outros pacientes, careca e necessitando de cuidados. Esse homem público e guerreiro expôs o seu momento tão íntimo nos trazendo para ainda mais perto dele, sempre quis conhecê-lo e neste momento gostaria de afagar-lhe. Imagino sua sensação ao raspar a barba, sua marca pessoal cultivada desde os anos 70...
Sempre que o vejo em fotos ou o assisto em vídeos ou que falo dele, sinto-me orgulhosa por ter participado (ainda que apenas como expectadora) da sua trajetória, de retirante nordestino a presidente de uma grande nação, superou inúmeros desafios que a vida lhe impôs. É um grande homem que hoje está acometido por esta doença horrível, câncer de laringe, mas batalhador como é, seguirá.
Não está debilitado, mas está abatido porém, confiante no tratamento que deve seguir com quimio e radioterapia (cirurgia cogitada só em último caso); e declara "O que aconteceu comigo é daquelas coisas que acontecem com todo mundo, mas a gente acha que só acontece com os outros, nunca com a gente. Eu estou preparado para enfrentar mais uma batalha, e acho que vamos conseguir tirar de letra. Basta que a gente siga recomendações médicas, basta que a gente faça aquilo que precisa ser feito.”
O tumor maligno pode afetar a voz de Lula, seu maior instrumento de trabalho, mas não deve interferir em seus futuros planos políticos.
O povo brasileiro está solidariamente na torcida... Força e saúde, Lula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário