Daniele Moreira Alves

Intensa. Indomável. Indelével. Ah, e Dani para os íntimos!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lavagem do Bonfim


Estive pensando como a vida é interessante e engraçada... Morava em SSA a vida inteira e, apesar de considerar as nossas manifestações culturais importantes e belíssimas, não dava a mínima para participar das festas religiosas (e nem das profanas que pegam carona nos eventos, rs...) . Agora, morando aqui em VCA, começo a sentir falta de algumas coisas significativas da minha terra e que antes, por ter sempre à mão, valorizava, mas não fazia questão...

Em tempo, farei a minha homenagem:


Hoje, na segunda quinta-feira do mês de janeiro, em Salvador, é dia da "Lavagem do Senhor do Bonfim". O momento é de grande festa para duas religiões que se unem para um ritual em comum _ A lavagem da escadaria da igreja mais famosa da Bahia. Juntos e configurando um dos maiores fenômenos brasileiros de fusão de religiões, o sincretismo, católicos e adeptos do candomblé caminham lado-a-lado pelas ruas saindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, entoando hinos e cânticos de adoração às duas principais divindades de cada crença, Nosso Senhor Jesus Cristo e Oxalá.


Do Largo da Conceição ao Largo do Bonfim são 08 km percorridos pelas tradicionais baianas vestidas a caráter e seus famosos vasos com água de cheiro, por autoridades e políticos locais e, principalmente, por grande parte da população soteropolitana que deseja renovar a sua fé e os seus pedidos, além da busca pela proteção para o corpo e para a alma.


Os milhares de fiéis, em procissão, vão todos vestidos de branco, a cor do orixá. O momento mais esperado na chegada ao Bonfim é quando aproximadamente 300 baianas despejam a água perfumada que trouxeram nos ombros, lavando as escadarias e o átrio da igreja, ao som de palmas, toque de atabaques e muitos salves. Terminada a parte religiosa, que é o ponto alto da celebração, a festa continua nos arredores, com muita música, dança, bebidas e comidas típicas.

Este é o lindo Hino ao Senhor do Bonfim que é cantando com veemência por todos os participantes:


"Glória a ti neste dia de glória

glória a ti redentor que há cem anos

nossos pais conduziste à vitória

pelos mares e campos baianos


Desta sagrada colina

mansão da misericórdia

dai-nos a graça divina

da justiça e da concórdia


Glória a ti nessa altura sagrada

és o eterno farol, és o guia

és, senhor, sentinela avançada

és a guardo imortal da Bahia


Desta sagrada colina

mansão da misericórdia

dai-nos a graça divina

da justiça e da concórdia


Aos teus pés que nos deste o direito

aos teus pés que nos deste a verdade

trata e exulta num férvido preito

a alma em festa da nossa cidade


Desta sagrada colina

mansão da misericórdia

dai-nos a graça divina
da justiça e da concórdia"


Origem: O evento ecumênico mais tradicional e mais popular da Bahia teve início em 1745 quando "Teodósio Rodrigues de Farias, oficial da Armada Portuguesa, trouxe de Lisboa uma imagem do Cristo que foi conduzida com grande acompanhamento para a Igreja da Penha, em Itapagipe. Em julho de 1754, a imagem foi transferida em procissão para a sua própria igreja, na Colina Sagrada, onde a atribuição de poderes milagrosos tornou o Senhor do Bonfim objeto de devoção popular e centro de peregrinação mística e sincrética. Foram, então, introduzidos motivos profanos e supersticiosos no culto."

Seguem algumas fotos dessa festa linda, digna de todo respeito e admiração:





















E viva o Senhor do Bonfim!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário