Daniele Moreira Alves

Intensa. Indomável. Indelével. Ah, e Dani para os íntimos!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sobre a Copa do Mundo 2010

Depois da mudança de planos e ter desistido de ir acompanhar o maior espetáculo futebolístico direto lá da África do Sul, me desinteressei completamente da Copa Mundo 2010. Confesso, pronto, e te peço: Não me interprete mal, por favor.

Também sou da equipe, do time, da turma, da galera, visto a camisa, rasgo a seda, sou do tipo "brasileiros cheios de paixão e emoção" e "brasileiros que não desistem nunca", mas...

Realmente não entendo de futebol e não faço nenhuma questão de entender, não sofro, não lamento, não choro e nem sequer torço por nenhum time no dia-a-dia em especial, ao não ser pelo Brasil de 04 em 04 anos e, como sou baiana, torço também pelo BAxVI_ isso mesmo, pelos dois que é para não ter estresse, rsrsrs... Na Copa sou atraída não pelos lances formidáveis, nem pelos jogadores, mas pelo movimento, pela gandaia, pela vibração, pela energia do momento e das pessoas que me interesso estar ao lado naquele evento.

Não organizo torcida, mas grito 'gol' com emoção. Não pinto o rosto, mas o sorriso fica estampado nos momentos de alegria e até mantenho a testa franzida nos momentos de tensão. Não preparo festinha, mas uso as cores da bandeira brasileira (ou uma delas) que é para entrar no clima. Não sou boleira, mas gosto de Dunga e sei que Júlio César, Kaká, Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Luís Fabiano e Robinho foram escalados, e que enquanto Ronaldinho Gaúcho e Adriano foram sumariamente descartados, Grafite (a surpresa) e Daniel Alves (o mega reserva) não se contentam de tanta alegria. Sei até que o nome da bola é Jabulani. Tá vendo?! Preciso mais? Rsrsrs...

Acho mesmo muito interessante todo esse movimento!!! Ruas enfeitadas com bandeirolas, desenhos do mascote (lindo, por sinal) nos muros e nas pistas, bandeiras flamejantes nas sacadas e nos carros, enfeites canarinhos de todos os tipos e por todos os lados, uma criatividade! O Mundial de futebol é um excelente momento para integração entre as pessoas, e o melhor é que isso se promove naturalmente, todos estão com o mesmo objetivo e tão cheios de disposição!

Hoje voltando para casa no meu horário habitual, e sempre tão tranqüilo, fui surpreendida por uma avalanche de carros apressados... Desenhei a interrogação (?) Daí lembrei que era a abertura da Copa, rsrsrs... Nenhum jogo ainda, só a abertura e todos já estão no maior climão... No meu trabalho os homens estavam petrificados em frente à TV, algumas mulheres também porque elas tem que compor a cena (veneno, ahahah...), eu ouvi e vi quase nada, só Black Eyed Peas (tinha uma televisão na minha sala e não deu para resistir) e fui ver a persistência de Desmond Tutu (o arcebispo, merecido vencedor do Nobel da Paz por sua luta contra o regime segregacionista do Aparthaid), e se soubesse que teria Shakira e Alicia Keys teria olhado mais um pouco... No mais, alheia a tudo... Xi...

Ah, mas não estou com a consciência pesada, nem Mandela foi... Por ele eu também esticaria o olho para a telinha.

Agora é fazer o quê??? Ah... Juntar-me aos milhões de brazucas torcedores e emanar energias positivas... Então, vamos lá: Dááááá-lhe, Brasil!!! Rumo ao hexa, quero mais uma estrelinha neste peito orgulhoso!

Enfim, a Copa começou. Hoje foi só festa, homenagens e diversão. É a partir de amanhã que a bola rolará com a partida inaugural e será no dia 15/06 o lançamento do Brasil nos gramados africanos.

P.S.: Mas na de 2014 aqui no Brasil eu estarei lépida, fagueira, toda de verde e amarelo e emplogadíssima sentadinha lá no estádio... Ô, num acontecimento dessa magnitude não dá para deixar de estar presente, rsrsrs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário