Daniele Moreira Alves

Intensa. Indomável. Indelével. Ah, e Dani para os íntimos!

domingo, 13 de junho de 2010

Para garantir

Dia de Santo Antônio, comemorado com muito fervor e alegria, eba!
Dá-lhe trezena, novena, reza, prece, oração e promessa.
Alguns se valem para encontrar objetos perdidos (para tal causa eu demando São Longuinho), outros porque dizem que é o padroeiro dos pobres (não podemos desmerecer seus méritos), mas é mesmo na categoria solteirice que o santo recebe a maior de quantidade de solicitações, e haja solicitação!
Santo Antônio é conhecido como o santo casamenteiro, dizem que é porque ele era um excelente conciliador de casais, e por esta razão tornou-se o santo mais popular do Brasil. (Será que tem mesmo tanta gente assim querendo encontrar um par?)
As moças mais afoitas não contentam-se em apenas pedir um pretendente, um namorado, um companheiro; para arranjar e garantir um casamento rápido infligem ao santo querido vários castigos (os mais conhecidos são tomar-lhe o menino Jesus dos braços e colocar o santo de cabeça para baixo) só retornando à condição original após terem alcançado o objetivo.
Quanto aos festejos, numa cerimônia cheia de cânticos e com direito a fogos de artifício, come-se, bebe-se e comemora-se muito. Tem gente pedindo, tem gente agradecendo, tem gente espiando, tem mais gente pedindo, é uma festa! O incenso não pode faltar. Há ainda a distribuição de medalhinhas com a imagem do santo ou do pãozinho de Santo Antônio que, segundo a tradição, devem ser colocadas, respectivamente, num local para apreciação para sempre se renovar a esperança e na farinheira para que nunca falte alimento na casa do portador.
Este ano eu participei de duas ótimas festas. A primeira foi linda, decoração caprichada, detalhadamente preparada com um mês de antecedência, na casa de minha avó Déia, devotíssima de Santo Antônio. Já é tradição a presença de toda a família homenageando ela e o Santo. E eu "sempre escrevo o nome das minhas amigas na barra do manto do santo que é para reforçar os pedidos, que pela quantidade podem se perder, rs...". A segunda foi forte e emocionante, na casa de minha prima Lu, que resolveu iniciar-se na adoração do santo, com a presença de um significativo número de amigas que entoavam o mesmo pedido, rs...
Para garantir o meu pedido (secreto) eu fiz questão de ter uma conversinha de pé de ouvido... Valei-me, meu Santo Antônio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário