Daniele Moreira Alves

Intensa. Indomável. Indelével. Ah, e Dani para os íntimos!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Nova ortografia

Quem perguntou se eu queria mudar?
Ninguém me consultou, mas eu quero falar que sou absolutamente contra a reforma ortográfica da língua portuguesa!

Por que? Porque eu adoro acentos, adoro escrever corretamente, adoro ler direito sem ter que interpretar ou decifrar ou decodificar o que alguém escreveu!

Acho que o trema é importante. Acho que o hífen é necessário. E acho que o agudo, o acento diferencial e o circunflexo são fundamentais.

Demorou tanto para aprendermos as regras (quem aprendeu!) e agora basta desconstruir. É como nivelar por baixo, facilita pra todo mundo e ninguém se esforça mais para acertar. Quem escrevia errado, ou com displicência, não precisa mais se preocupar ou se constranger, agora tá tudo liberado. Sim, sou radical!

Eu sei que as alterações são simples e fáceis (algumas até fazem sentido!), não estou preocupada, estou é chateada mesmo! Sei também que a causa é nobre (algumas modificações foram feitas para promover a união e proximidade dos países que tem o português como língua oficial), mas eu não quero! Gosto do meu português brasileiro e diferente e ponto!

Mas... Terei que sucumbir, no entanto só o farei no último instante! Só escreverei da "outra forma" a partir de 1º de janeiro de 2013, quando o prazo de adaptação tiver terminado.

A saber: A partir de 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário