Hoje a praia do Rio Vermelho em Salvador / Bahia amanhece em festa para saudar a Rainha do Mar.
Iemanjá que é a mãe de todos os orixás receberá ao longo do dia muitas homenagens e oferendas dos devotos que desejam presentear-lhe, fazer pedidos e agradecer pelas graças alcançadas.
Mais uma grande e linda comemoração que demonstra o forte sincretismo da nossa população. Milhares de pessoas fazem questão de demonstrar a intensidade dessa fé neste dia em uma das mais celebradas e esperadas festas de largo, que começou na madrugada e só terminará à noite.
Este movimento já acontece há 89 anos (desde 1923 quando os pescadores encontraram na fé a solução para um atípica falta de peixe) e cada vez ganha mais adeptos, neste ano mesmo com a proibição dos trios elétricos e com a greve da polícia militar o festejo continua inabalável.
A reverência é tradição na cidade para os seguidores e não seguidores do candomblé e, além do trânsito local ser modificado, muitas pessoas alteram suas rotinas reservando espaço para a celebração quando vestem-se de branco e azul para agradar Janaína.
Muitas flores, muitos espelhos, pentes e colônias são entregues pelos devotos no caramanchão caprichosamente decorado e levados pelos pescadores nos barcos em procissão para serem dados à vaidosa sereia soberana de todas as ondas.
Que Iemanjá continue despejando as suas poderosas bençãos sobre nós, Odo-ya!
As fotos lindíssimas são de Igor Valverde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário