>>> O quê: Exposição "Auguste Rodin, Homem e Gênio".
>>> Onde: Palacete das Artes Rodin Bahia – Rua da Graça, nr 284, Graça. Salvador, Bahia. (71 3117-6982).
>>> Quando: Terça a domingo, das 10h às 18h.
>>> Quanto: Entrada franca.
Os trabalhos de Rodin são poéticos porque abarcam a força e a fragilidade humana.
>>> E quem é Rodin?
Artista francês realista (1840-1917), que tornou-se um dos escultores mais geniais da história da arte, indo além da França e do movimento estético realismo-impressionismo e sendo considerado o pai da escultura moderna.
Rodin conquistou fama em vida, e suas obras chegaram a ser as mais apreciadas no mercado de arte europeu e americano.
Hoje em dia suas obras encontram-se nos museus mais importantes do mundo, além de ter um museu em Paris dedicado às suas obras e à sua vida (o Musée Rodin).
>>> As obras mais célebres:
O Pensador
Le Penseur é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor.
Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna.
A história: Originalmente chamado de O Poeta, a peça era parte de uma comissão do Museu de Arte Decorativa em Paris para criar um portal monumental baseada na Divina Comédia, de Dante Alighieri. O Pensador originalmente procurava retratar Dante em frente dos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema. A escultura está nua porque Rodin queria uma figura heróica à la Michelangelo para representar o pensamento assim como a poesia.
O Beijo
Le Baiser é uma das mais famosas escultura em mármore do artista.
Inspirada nos delírios amorosos vividos com Camille Claudel, sua assistente e amante.
A história: Tendo-se apaixonado ao ler a história de Lancelot e Guinevere, o casal é descoberto e morto pelo marido de Francesca. Na escultura, o livro pode ser visto nas mãos de Paolo. Os lábios dos amantes não se tocam realmente na escultura, sugerindo-se que eles foram interrompidos aquando da sua morte, sem seus lábios nunca terem sido tocados.
>>> Vale a pena conferir:
Estes e outros 60 trabalhos originais do artista francês (avaliados em 26 milhões de reais), permanecem na Bahia, em regime de comodato, por três anos (2009 - 2012). E nós, baianos, poderemos nos deslumbrar com as maravilhas do acervo.
Esta é a primeira vez que o Museu Rodin Paris concorda em ceder por tanto tempo as peças para uma exposição, acatando a iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura. De acordo com o diretor do Rodin de Paris, “o Rodin Bahia não é, de forma alguma, um anexo ou uma filial do nosso museu de Paris. É um equipamento completamente autônomo, e que merece receber estas peças, patrimônio inalienável do governo francês, por sua independência e credibilidade”.
A expectativa é de que o Projeto Rodin Bahia receba, até 2012, um milhão de visitantes. Faça parte deste público!
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Maravilhosa pedida Dani! e recomendo que assistam "Camille Claudel" com Gérard Depardieu. Filme maravilhoso sobre a historia dos dois amantes!!!
ResponderExcluir