O dia 11 de outubro é o Dia Internacional do Combate à Obesidade.
Não é uma data qualquer, o objetivo é nobre: Busca despertar as pessoas para este grande perigo e estimular-nos a uma opção por atividades preventivas e hábitos saudáveis.
O RISCO: A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo por acometer 1 bilhão de pessoas, atingindo pelo menos 15% da população brasileira.
ATENÇÃO: A obesidade é definida pelo cálculo do índice de massa corporal (IMC), resultado da divisão do peso em quilogramas pela altura em metros ao quadrado (IMC= Peso Kg/Altura m2 ). É considerado obeso aquele que tiver IMC igual ou maior que 30 Kg/m², com risco que varia de moderado a muito grave, conforme o caso. Mas pacientes com IMC acima de 25 Kg/m² já devem ficar atentos à balança e procurar ajuda médica, pois os riscos já começam a aumentar nesta faixa.
CAUSAS: O ganho de peso pode estar associado a inúmeros fatores, como dieta inadequada, vida sedentária e até ao uso de medicamentos. Os fatores secundários estão associados a causas psicológicas, como baixa autoestima, por exemplo. Há também relação direta entre obesidade e genética.
TRATAMENTO: As alterações na dieta, atividade física e modificações no comportamento são peças-chave em qualquer tratamento para pacientes com sobrepeso ou obesidade. O uso de medicamentos e a cirurgia bariátrica são opções de tratamento adicionais e muito úteis.
Por hoje é isso, fica o alerta!
Agora eu vou ali dar uma corridinha porque meu amigo disse que estou no limite da gostosura, e que de gostosa para gorda basta 01 kg. KKKKK...
Nenhum comentário:
Postar um comentário